fbpx

 

Catarata/Lente IntraOcular

A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos causando baixa da acuidade visual. É uma doença multifatorial podendo ser congênita ou adquirida. Pode acometer um ou ambos os olhos.

Alguns dos sinais e sintomas são embaçamentos visuais, alteração contínua do grau dos óculos, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotas.

Até o momento, nenhum colírio se mostrou eficaz na prevenção e/ou tratamento da catarata. O tratamento da catarata é cirúrgico porém o momento de operar depende do tipo de catarata e do comprometimento da acuidade visual. Na cirurgia de catarata é realizada a retirada do cristalino e implantada uma lente intraocular. A lente intra ocular pode ser monofocal (corrige a visão apenas para longe ou apenas para perto), multifocal (corrige a visão para perto e para longe) e tórica (corrige o astigmatismo na lente mono ou multifocal). A escolha da lente intraocular e o momento da realização da cirurgia deve ser feita de acordo com a avaliação do médico especialista em catarata.