fbpx

 

Plástica Ocular

A plástica ocular é especialidade da oftalmologia que cuida do terço superior da face, ou seja, de todos os elementos que protegem e interferem na funcionalidade dos olhos e da visão. Trata de problemas relacionados às pálpebras, supercílio, vias lacrimais e órbita. É exercida por um oftalmologista que teve treinamento adicional em cirurgia plástica dos olhos e combina a precisão da microcirurgia oftalmológica com os conhecimentos da cirurgia plástica estética e reconstrutora.

Os principais procedimentos realizados são:

-Blefaroplastia: retira o excesso de pele e gorduras das pálpebras superior e/ou inferior. Alivia o aspecto cansado e deixa o olhar mais jovem.
-Ectrópio: quando a borda da pálpebra vira para fora. Provoca tanto ressecamento como lacrimejamento, além de vermelhidão.
-Entrópio: quando a borda da pálpebra vira para dentro. Provoca inflamação e dor
-Triqúiase: quando os cílios passam a tocar o globo ocular causando lacrimejamento, vermelhidão e sensação de corpo estranho.
-Ptose: quando a pálpebra superior se encontra mais baixa. Pode cobrir o eixo visual e atrapalhar a visão.
-Lagoftalmo: quando há impossibilidade de oclusão das pálpebras deixando os olhos abertos. Provoca ressecamento, ardência e lacrimejamento.
-Remoção de tumores: os tumores podem ser benignos como o calázio ou malignos como carcinomas. Devem ser retirados precocemente para que não deixem deformidade nas pápebras.
-Aplicação de toxina botulínica: pode ser aplicado de forma estética para remoção de rugas dinâmicas, para controle de blefaroespasmo, que são contrações involuntárias da musculatura ocular e para lacrimejamento de difícil controle.
– Obstrução de vias lacrimais: pode ocorrer em recém nascidos como obstrução congênita ou ser adquirida após traumas ou inflamaçãoes.